segunda-feira, 24 de setembro de 2007

A dignidade


Não há dignidade sem valores, a dignidade apela-nos directamente a considerar o valor intrínseco de cada ser humano, é um dom inato transmitido a cada ser vivo como o próprio sopro insuflado nas suas narinas.
Dos dignos e menos dignos apenas se reconhecem os segundos porque se esqueceram de quem são, perderam-se nas marés da vida pensando que são aquilo que são, quando são apenas aquilo que pensam ser.
Digno é o sangue que corre nas nossas veias, o som distinto das nossas vozes, digna é a palavra feita vida e a vida feita palavra, digno é o nosso olhar desde crianças, aquele que nos faz ver o mundo com luz, digna é a inocência reencontrada.
Dignidade é vida, nada teria nascido sem a dignidade merecida, por mais que a procuramos nos estatutos sociais, na conta bancária, no casamento ou no poder, a cada um que olhar para o fundo do seu coração saberá ver a dignidade do ser humano, de ter nascido tal como é, de um amor infinito e poderoso e isso basta, essa dignidade basta.

6 comentários:

quintarantino disse...

E há dignidade?
E há valores? Onde?
Ai que me fenece a vista,
a alma, pobre dela,
já nem forças tem,
cansada, cansado...

Sei-me ambíguo,
capaz disto e daquilo,
do bem e do mal, luz, escuro,
Repulsa, sinto a pele
a latejar, não quero mais...
lutarei por mim, por vós...
mas como não sei!

Deverei ser digno,
irei procurar a rectidão.
Haja esperança, no mundo
ainda alguns persistem
mas como são poucos,
monges marcham e lutam
mas é lá na Birmânia,
que chatice, é longe.
Mas aqui ao pé há uma criança
que chora, pede colo,
um pouco de carinho,
vem cá, senta-te aqui,
não chores mais eu estou aqui.

SILÊNCIO CULPADO disse...

DS
Acabo de nomear-te no meu blogue, para o prémio VISITANTE que se destina a distinguir pela assiduidade e qualidade os diferentes comentaristas. Os teus comentários têm sido uma mais valia no meu espaço pela capacidade de análise, conhecimentos e profundidade que transmites. Porque tudo o que se escreve só tem valor se for lido e compreendido, gostaria que continuásses a corrente de forma a incentivar o comentário que constitui um património tanto ou mais rico que o blogue em si.
Um abraço

SILÊNCIO CULPADO disse...

Voltei para comentar este texto que versa sobre um tema que me é muito chegado. Penso que a questão dos valores é central a qualquer sociedade que se queira madura e desenvolvida. Simplesmente estamos, na época actual, perante uma crise de valores e de identidades em que as pessoas só se revêem nos bens materiais, no status e nos símbolos de diferenciação. Para isso roubam, atropelam, abandonam e ficam sozinhas. A dignidade delas não sobrevive a isto. Mas nós, quer queiramos quer não, acabamos por ser arrastados pela corrente.
Por tudo isso penso que a solidariedade, nem que seja no mundo virtual, é indispensável para ajudar a curar esta sociedade doente.

DS disse...

Qualquer pensamento, palavra ou acção é útil, seja no mundo virtual ou concreto!

7 disse...

Dignidade? Onde está ela? É difícil achá-la. Muitas vezes se esconde em corpos que já partiram. Grandes defensores da dignidade derramaram seu sangue pela causa que sustentavam. Actualmente servem-se de uma falsa dignidade para obter fins pessoais, lucrativos. A qualquer custo... Desses não me apetece falar. Prefiro falar contigo que sei que tentas alertar estes factos, falo contigo porque procuras transmitir a tua dignidade, assim como eu procuro todos os dias ser digno da pessoa que sou, transmitir os valores que aprendi, ser amigo do amigo e principalmente justo, que considero uma das minhas virtudes. Perco muito por o ser, mas recuso trair a minha dignidade e ainda bem que tu tens a tua, se não seriamos dignos das palavras que trocamos. Um grande abraço!

Eva Santos disse...

MUITO BONITO ESTE TEXTO QUE ESCREVESTE.