sábado, 15 de setembro de 2007

A imagem de Deus


Deus disse: “Façamos o homem à nossa imagem e semelhança. Que ele reine sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus, sobre os animais domésticos e sobre toda a terra e sobre os répteis que se arrastam sobre a terra."
Génesis 1.2 V.26

Toda a magnificência e devastação da nossa civilização se gerou nestas palavras.

Pois bem...E se não fosse verdade!

Se fossem, na realidade, os homens a criar um Deus à sua imagem e semelhança.
Um Deus guerreiro, dominador, megalómano, avesso aos prazeres, castigador e aterrorizante.
Se não fossemos feitos para reinar sobre as outras espécies, mas sim para coabitar com elas.
Se não fossemos predestinados a ser reis da terra, mas fossemos tão somente seus filhos reverenciando-a em vez de a explorar.
Talvez Deus tivesse a face mais serena, sem estar pregado a uma cruz, talvez ele sorrisse para a vida em vez de abraçar a morte.
Talvez até fosse mulher e não homem.
Talvez essa mulher tivesse o rosto do céu e o corpo da terra, se vestisse de arco íris e cheirasse a primavera.

6 comentários:

quintarantino disse...

E talvez se essa mulher tivesse uma palavra a dizer que fosse escutada as coisas terrenas e mundanas fossem diferentes. Quem sabe? Quem sabe? O paraíso? Os jardins do Éden?

7 disse...

Olá! Obrigado pela visita ao meu blogue. Já te coloquei nos meus blogues de visitas. Sem dúvida que a poesia dança, dança e encanta, enquanto alguns apenas caminham como a prosa. Mas afinal de contas, tudo é um pouco assim na vida. Quanto ao teu comentário, acho-o muito interessante. Deus, disse o que disse e realmente disse-o bem (Para quem acredita em Deus). O problema está é na interpretação que damos ao que lemos e ouvimos. O facto de o homem reinar sobre os peixes do Mar, sobre as Aves dos Céus ou sobre os répteis, não significa que tenha que os devastar, dominar ou conquistar. Tudo tem o seu espaço e o equilíbrio necessário para que o Mundo sobreviva. O problema talvez esteja no facto de o homem ser um animal racional em que tem livre arbítrio. Julga-se capaz de dominar sem ser domado. Julga-se potente contra todas as adversidades, principalmente até superior à própria Natureza que o criou. Aqui falha redondamente. Na natureza ninguém manda, ela é capaz de retirar em segundos aquilo que o Homem criou em Anos. A verdade é que o homem teve tempo para destruir a Natureza (Aquecimento Global). Foi aqui que o Homem pensou que dominava...mas o engano está a ser fatal. Dia para dia a Natureza mostra o engano do Homem. O equilíbrio desfez-se, pois o Homem na Versão de Génesis 1.2 V 2.6, leu também o que não estava escrito, leu que também podia mandar na Natureza, no espaço que foi criado para viver em equilíbrio. Assim o ajuste de contas é inevitável. Dia para dia o Mundo desaba aos nossos olhos, mas o ser Humano é egoísta, não quer saber do amanhã, do futuro, está preocupado com o presente, com o enriquecimento diário, viver hoje bem para amanhã desfrutar. Ninguém se preocupa com os filhos que tem e no Futuro deles, pois o que importa é hoje e sempre hoje. E assim foi e assim será! Como já dizia o outro: "Deixa-me mas é gozar hoje, que amanhã não sei se estarei cá!" - "Quando eu morrer os outros que se desenrasquem". Nestas frases vê-se a despreocupação com o próximo, o Amor, os valores, o que interessa somos nós hoje e o resto que se lixe! Enquanto for assim, não há nada a fazer. Será sempre assim, pois o Homem é egoísta! Um Abraço e aprece, que o mesmo farei.

SEMPRE disse...

O grande problema da vida é exactamente o de não sabermos onde as coisas começam e acabam. O conhecimento é sempre parcial e incompleto e o nosso tempo consome-se em interrogações.

SILÊNCIO CULPADO disse...

Tanta incompreensão que nos impele e tanto medo que nos alimenta!.. Efectivamente o nosso percurso na terra não foi feito para ser fácil. Podemos vê-lo de forma mais profunda que os animais, pelo menos no que se refere às coisas do espírito, mas aquilo que conquistamos com a razão perdemos com o sentimento. Não é fácil indagar nestas circunstâncias.

quintarantino disse...

A menina leva tatau!!!
Vous savez de quoi je parle (deve ser assim que se escreve).
E também estou só na brincadeira!
On vous attend...

Eva Santos disse...

Gostei muito do teu post. O Homem abusa do poder, danificando-o. "Deus criou os prazeres e o homem criou os excessos". Beijinhos poetisa!!!!!!